O termo igreja está tão fora de prumo que tudo o que é feito em torno desse nome causa grandes controvérsias, deixando rastros por vezes indeléveis de inimizades, porfias, dando-nos entender que estamos mais preparados para sermos guerrilheiros das FARC (Forças armadas revolucionárias da Colômbia) do que sermos cristãos.

Para não termos dúvida de tão grande verdade, é só observarmos o linguajar do povo  evangélico. E esse linguajar por ser muito pobre de princípios bíblicos, demonstra o quanto somos ignorantes em relação ao projeto de “Cristo e a Igreja” (Ef. 5.32) que Deus tem para o Seu povo. A Bíblia diz que “a boca fala do que está cheio o coração”, logo, observemos o linguajar abaixo e vejamos como está pobre o nosso pobre coração.

Vou à igreja, saio da igreja, entro na igreja, igreja do pastor fulano de tal, minha igreja, nossa igreja, o zelador varreu a igreja, fechou a igreja, etc.etc., todas essas frases se referem a um lugar de adoração. É inconcebível na cabeça de cristãos dos dias de hoje, não haver tal lugar. Desassociar igreja de um lugar, isto é, de uma casa, de um templo, é como tirar a chupeta das mãos de uma criança. A choradeira vai ser muito grande. Você ganha um inimigo na hora, ou de irmão você passa a ser primo, e primo pobre.

O que era uma padaria, um bar, uma casa de prostíbulo bem reformadinha, um teatro, um cinema, de repente, adquirido por um grupo evangélico, torna-se casa de Deus,  onde, para muitos, não se pode, nem sequer, bater palmas, pois tal atitude é prática inaceitável. Placas com letras garrafais demonstram todo o glamour da conquista. IGreja do milagre na hora – Ministério do Pastor Filomeno Sanatan.

“A igreja é a soma de vidas cristãs. Somos cristãos? Somos igreja”.

Que maravilha! Até os olhos de Deus vertem lágrimas diante do sábio entendimento da Igreja. A igreja é a soma de vidas cristãs. Somos cristãos? Somos igreja.

Por não sabermos o que é igreja, não sabemos o que é localidade; não sabemos o que é unidade; não sabemos o que é ministério; não sabemos o que é presbitério; enfim, não sabemos o que precisaríamos saber, para sermos colaboradores de Deus na edificação do Corpo de Cristo. Cristo e a Igreja é um grande mistério (Ef. 5.32). Só de Deus vem a revelação. Oremos!

Deronis Ferreira de Souza