Funciona como um corpo local.

Expressa o corpo universal de Cristo na localidade de Vitória sob o governo plural do seu presbitério, com igual autoridade administrativa. A igreja tem reuniões gerais e de casa em casa, procurando cobrir, com sua influência e mensagem até as bordas da sua localidade. Reunir-se como corpo é da natureza da igreja do Novo Testamento. Como pode a mão não sentir necessidade do pé? Igreja não é um corpo?

Religiosos que até podem apelidar-se igreja, podem andar por aí, dizendo que a igreja pode ficar períodos sem se reunir, pois o importante, é que quando se encontram desfrutam da mais profunda comunhão por estarem fortes e firmes na fé. Ora, é isto que encontramos no Novo Testamento? Não é a própria Bíblia que diz que a igreja se reunia todos os dias? É só ler Atos 2.46 “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partindo pão de casa em casa…”. Reunir só aos domingos, como de costume em nosso país, já foge da igreja do Novo Testamento, pois as reuniões eram diárias.

A Igreja no seu áureo período apostólico fazia tudo para se reunir. Daí, os apóstolos serem perseguidos pelas autoridades israelitas porque se reuniam para pregar ao povo o Evangelho. As viagens apostólicas nos Atos dos Apóstolos mostram o povo de Deus em constantes reuniões. Igreja quer dizer povo chamado do mundo para se reunir para Deus.