A Escola Bíblica Teológica existe desde o início da Igreja, em 1974. Sua finalidade é a preparação dos  membros e servidores da Igreja, e para a obra além localidade ou apostólica.

Nossa Escola foi criada, tendo como professor iniciador, Waltir Pereira da Silva, o qual, desde 1963 até 1990 ensinou em Seminários de Nível Superior nas seguintes Capitais de Estados Brasileiros: Rio de Janeiro-RJ, Belém-Pa e Vitória-ES.

Também  nossa Escola contou  com  a colaboração de diversos professores, tais como: Adão de Souza (Teólogo, Filósofo e Psicólogo); Grace Mary Ferrari (Psicóloga); Tânia Regina (Licenciada em Língua Portuguesa); Francisco Camargo (Teólogo); Joaquim Beato (Teólogo, Filósofo); Letir Silva de Souza (Bacharel em Música) e Ana Cláudia Perim Vidgal (Bacharel em Música Sacra). Estes e outros irmãos prestaram ajuda valiosa ao professor Waltir na formação e preparação de vários discípulos, dentre os quais, hoje, foram selecionados alguns para professores que estão continuando o Ministério de Ensino dentro da visão da Escola Bíblica Teológica.

Embora, a preparação dos discípulos não se limite ao que a E.B.T. possa oferecer, esta é muito importante, pois oferece uma preparação semelhante a que os seminários de nível superior devem oferecer e sobre tudo procura cuidar, dos fundamentos da fidelidade bíblica, teológica, eclesiológica.

Não cremos que para ser presbítero, tenha alguém de ter, obrigatoriamente, curso oficial de teologia. Não era assim no Novo Testamento. No entanto, como auxílio, um curso de teologia é bom. No tempo dos Apóstolos, no I século da Era Cristã, havia o princípio de estudar as Escrituras. Hoje, nós da Igreja em Vitória, praticamos esse mesmo princípio, isto é, temos nossa Escola e assim um grupo de irmãos e irmãs vão sendo preparados, vão conhecendo as Escrituras de Deus e sobre tudo, o Deus das Escrituras. Embora não seja condição sine qua non ser formado em teologia para o exercício do presbitério, cremos que conhecer teologia seja uma boa ajuda a qualquer presbítero.

Dada a nossa falta de uma estruturação adequada  não podemos ter, por enquanto, um tempo definido para a nossa formação bíblica, teológica. Assim, o que nos interessa, no momento, é que os alunos, os discípulos sejam informados e formados. Não nos importa o tempo de duração do Curso, se cinco, se sete, se dez anos, não nos importa. O que objetivamos é que os discípulos sejam formados e tragam no seu viver do dia a dia, no seio da igreja, a imagem de Cristo em suas vidas pessoais.

Nossa Escola Bíblica Teológica (E.B.T.) tem tido em seu curriculum  as seguintes disciplinas:

1 – Intrudução Bíblica

20 – Teologia do Antigo Testamento

21 – Teologia do Novo Testamento

21 – Noções de Teologia Conteporânea

22 – Heresiologia (Religiões Comparadas)

23 – Hebraico

24 – Grego

25 – Ética Cristã

26 – Psicologia do Aconselhamento Cristão

27 – Lingua Portuguesa para o Pregador

Evidentemente, nem todos os alunos estão capacitados a estudar todas estas disciplinas que acima estão expostas. Por isso, temos os seguintes cursos: O Básico, o Médio e o Licenciado em Teologia. Desse modo, podemos ajudar a todos os irmãos, seja qual for o seu grau cultural: Primeiro, Segundo ou Terceiro grau, oferecendo-lhes o Curso de acordo com os sua base cultural.

A Escola Bíblica Teológica não tem como objetivo lucros financeiros. Os alunos contribuem com uma pequenina taxa para o custeio do material de suas lições.