A Igreja em Vitória teve seu início com o envio pelo Espírito Santo do servo Waltir Pereira da Silva de Belém, Capital do Pará para Vitória, Capital do Espírito Santo. Waltir não entendia o que Deus estava fazendo, mas Deus sabia e fez como lhe aprouve. Em 1970, tendo ouvido a voz de Deus de modo claro e insofismável, deixou o pastorado da Primeira Igreja Batista do Pará, onde gozava do melhor conceito, e dirigiu-se para as bandas do sul e veio achar-se nesta cidade de Vitória. Aqui Deus começou a falar-lhe que a igreja que Deus quer e sempre quis é a igreja da localidade. Estudando à luz do Novo Testamento, viu que as igrejas eram locais, embora pudesse haver milhares de milhares de crentes como é o caso da igreja de Jerusalém. Não havia igrejas em Jerusalém. Não havia denominações em Jerusalém. Havia apenas uma e uma única igreja, a Igreja em Jerusalém. Assim, havia a Igreja em Corinto, a Igreja em Éfeso, a Igreja em Antioquia, etc. E entendendo e crendo que o Novo Testamento é a única regra de fé e prática, depois de muitas batalhas que só Deus sabe calcular o seu porte, pela graça de Deus, juntamente com um grupo de santos viu a mão de Deus estabelecer a Igreja em Vitória. Estabelecida a Igreja, continuou a busca da iluminação divina para o devido desvendamento do grande “mistério” que se refere a “Cristo e a Igreja” (Ef.5:32). Os anos se passaram e Deus continuou falando, assim como ainda continua e continuará pela graça e misericórdia do céu. Desse modo, o Senhor nos tem falado sobre muitas coisas e por isso agradecemos a Deus nosso Senhor.

Ministério quer dizer serviço, trabalho, ação de ministrar. Biblicamente, é o serviço ou serviços prestados à Igreja por todas as pessoas arrependidas dos seus pecados, crentes em Jesus, purificadas pelo sangue de Cristo, redimidas pelo único Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que Deus Chamou, preparou e pôs na Igreja como seus ministros para edificar os remidos do Senhor. Cada ministério é constituído de vários servos ou ministros, os quais servem o povo de Deus na área específica do seu dom ministerial recebido de Deus, portanto pessoas dotadas de dons e divina capacitação para o serviço recíproco aos santos: eis o trabalho, ou serviço, ou ministério da igreja para a igreja.

Presbitério neotestamentário é o conjunto de presbíteros constituídos pelo Espírito Santo sobre a igreja da localidade com o fim de administrá-la em geral, de edificá-la e guiá-la nos caminhos do Senhor. O ministério ou serviço do presbitério é cuidar, em geral, da igreja local dentro da sua própria localidade. Presbitério, então, tem a ver com a administração geral da igreja local e seu ministério ou serviço conjuntural, resume-se em supervisionar ou superintender a igreja da localidade no seu dia-a-dia. O presbitério não tem função administrativa do ponto de vista eclesiástico fora da igreja da localidade à qual serve superintendendo-a. Atos 14.23 e 20.17,28 mostram o campo de ação exclusiva dos presbíteros.

Ministério, como já vimos, tem relação com o serviço dos ministros dados por Deus ao Seu povo, para servi-lo em área específica, definida pelo próprio dom ministerial.

Ministério e presbitério são bênçãos de Deus que ajudam os santos a viverem na luz de Cristo e a se tornarem mais eficientes luzeiros neste mundo tenebroso até a volta de Cristo, nosso Senhor.

Nesta oportunidade, queremos expor o que Deus tem nos mostrado, aqui em Vitória, acerca dos Ministérios. Como já sabemos, Ministério é uma tradução da palavra grega diaconia. Ministério é serviço. Quando falamos em serviço, pensamos em servos. Deus tem seus servos. E para servir a igreja, Deus tem levantado muitos servos os quais servem a Deus com diversos serviços ou ministérios.

Ministério Presbiterial ou Ministério dos Presbíteros da Igreja em Vitória

Para governar, orientar, fiscalizar, superintender à igreja e seus ministérios, Deus levantou o Ministério Presbiterial ou o Ministério dos Presbíteros da Igreja. Assim como nas igrejas do Novo Testamento os Presbíteros da Igreja em Vitória têm o dever de superintender os demais ministérios que pertencem a igreja. Atos 20.17-38, nos fala dos presbíteros da Igreja em Éfeso. Esses irmãos eram os guias espirituais responsáveis por toda a igreja. Deveriam cuidar de si mesmos e cuidar da igreja. Nós, presbíteros da Igreja em Vitória, temos o dever de olhar por nós e vigiar o rebanho de Deus. Pelo que vemos nas Escrituras o número de presbíteros é ilimitado, sendo que cada um que é feito presbítero, só deve ser feito depois de apresentar as qualificações constantes de I Timóteo 3.1-7.

Auxiliares Eclesiásticos

O Ministério Presbiterial conta com o Ministério dos Auxiliares Eclesiásticos, pois estes, de acordo com Filipenses 1:1, são os irmãos que auxiliam, ajudam os presbíteros no seu serviço de edificação da igreja. São irmãos que ao “desempenharem bem” a sua função de auxiliar eclesiástico, alcançarão “para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus” (I Tm.3.13).

Secretaria

De alto valor para o Ministério Presbiterial é o serviço da secretaria. Através desta, distribuem-se tarefas, estudos, orientações, etc. para todos os demais ministérios que Deus tem levantado no seio da Igreja.

Coordenação dos Ministérios

Por fim, para o melhor desempenho do serviço dos ministérios, o Ministério Presbiterial ou dos Presbíteros conta com o indispensável trabalho da coordenação de todos os ministérios que servem à Igreja em Vitoria.

Outros Ministérios:

Sob a direção do Ministério Presbiterial, há alguns outros ministérios que ajudam a igreja a mais bem desempenhar sua missão neste mundo. Eis alguns ministérios:

1 – Comunhão e Oração

Este ministério tem como objetivo incentivar a igreja, como um todo, no sentido de viver em comunhão, em amor, em fraternidade e em oração incessante diante de Deus e a fazer com que a igreja ore em todos os seus encontros e em todos os setores de trabalho. Seu fim é levar crianças, adolescentes, jovens e adultos a sentir encargo pela oração. Atos 2.42 registra a perseverança da Igreja em Jerusalém em seguir na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Deve ficar esclarecido que este ministério não tem como fim orar em substituição da oração da igreja, mas sua finalidade é incentivar, é levar a igreja a ter um viver de constante oração.

2 – Da família

2.1 – Crianças

2.2 – Jovens e adolescentes

2.3  Casados

2.4 – Orientação aos Compromissados para o Casamento

3 – Ensino à infância

4 – Ensino Bíblico Teológico

5 – Publicação de Literatura Cristã

6 – Edificação dos Grupos Familiares e Formação de Discípulos

6.1 – Preparação de novos Irmãos de Encargo

7 – Evangelização e Visitação

8 – Finanças

9 – Assistencial

9.1 – Assistência ao Novo Convertido e Preparação para o Batismo

9.2 – Membros com Dificuldades Especiais

9.3 – Dependentes Químicos

9.4 – Distúrbios comportamentais e Sexuais

10 – Edificação e Preservação Imobiliária

11 – Louvor e Adoração