O governo da Igreja é teocrático.

O governo da Igreja é teocrático, não democrático, isto é, Deus, nosso Senhor, é quem governa, visto que é Ele quem sustenta e dirige toda a igreja. Teocracia é o governo de Deus, por conseguinte, é o governo da cabeça para os pés. Democracia é o governo do homem, portanto, é governo dos pés para a cabeça.

A igreja da localidade deve ser governada por um grupo de homens fiéis, conselheiros sábios, não neófitos, recrutados do próprio local da igreja, padrões de fé e guias espirituais (Hb.13.7, 17; I Tm.3.1-7), homens que velam pelo rebanho (At.20.17-28), divinamente qualificados: São os presbíteros ou anciãos da igreja. Os presbíteros fazem parte do presbitério, termo este que significa conjunto de presbíteros reunidos para considerar assuntos que lhes digam respeito.

foto presbitério

A Igreja em Vitória, atualmente, é servida por um presbitério composto de 06 (seis) presbíteros que não guardam entre si diferenças hierárquicas:  Rogério Gandini, Nourival Cardoso Junior, Julio Cesar Mattos, Eli Costa, Deronis Ferreira de Souza, Odilon Fraga de Deus.

O Novo Testamento coloca os presbíteros de uma igreja no mesmo nível: todos em igualdade administrativa. A figura de um clérigo, ou seja, um pastor, presbítero, ancião, padre ou reverendo no comando de uma igreja local é desconhecida no Novo Testamento.