Somos Igreja em Vitória. A Igreja em Vitória é o corpo de crentes que dá testemunho da unidade do corpo de Cristo, isto é, cada pessoa que crê em Deus por Cristo Jesus é da igreja da localidade, quer queira, quer não. Jesus vem apanhar, na sua vinda final, a Sua Igreja e nada além dela.

Igreja local é o conjunto dos filhos de Deus regenerados pelo único Salvador, Jesus Cristo, que vivem em determinada localidade. O Novo Testamento dá entre outros exemplos, o da igreja em Jerusalém (At.8.1-3) e o da igreja em Antioquia (At.13.1). Em nossa realidade atual, a igreja em Vitória, em Salvador, em Santa Maria de Jetibá, etc., exemplificam esse ensino neotestamentário.

Uma igreja local é inclusiva, isto é, inclui TODOS os filhos de Deus que, sem exceção, vivem na localidade onde ela se encontra. Para que alguém pertença a uma igreja em qualquer localidade, é suficiente e imprescindível que viva nesse lugar, e seja uma pessoa regenerada pelo sangue de Jesus.

O Novo Testamento desconhece outras formas de argumentos eclesiásticos além do que se constituem nessas bases. Uma igreja para cada localidade é o lema que se pode depreender do ensino da Palavra de Deus.

Qualquer base para divisão da igreja, que não seja a localidade, é e sempre será, estranho àquilo que pode ser encontrado no Novo Testamento, o divinamente legítimo manual da igreja. Qualquer justificativa para as divisões denominacionais só poderá ser encontrada nos próprios argumentos humanos; nunca na Palavra de Deus.

O testemunho da Igreja em Vitória começou a tornar-se realidade em nossas vidas, a partir do dia 15 de setembro de 1974. Vínhamos de uma experiência evangélico-denominacional e, naquele dia, um domingo, assumíamos a postura eclesiológica que, a partir de então, por não existir naquela época nenhum grupo dando testemunho pleno, neotestamentário da igreja, na localidade de Vitória, tem caracterizado o nosso trabalho, pela graça de Deus. Ao grupo de irmãos presentes naquela ocasião, foi dito: “A Igreja se chama Igreja em Vitória”. Essa afirmação, depois viemos a entender, foi, naquele momento, apenas profética. Quando a fizemos não possuíamos, o pleno discernimento do seu significado. Esse discernimento nos veio a tornar-se claro, mediante a luz que o Espírito Santo nos proveu, com o passar do tempo. E temos consciência de que continuamos a carecer dessa luz para não corrermos o risco de comprometermos  a  verdade de Deus com os nossos próprios pensamentos humanos.

Agora, passaram-se mais de quatro décadas e por esse tempo, vimos caminhando, ora por desertos, ora por campos, vales, e montes, ora por entre espinhos, ou por estradas aplanadas, mas sempre assistidos por Cristo, o Senhor da Igreja, e das igrejas, nosso Cabeça e Senhor. A Ele damos glória, e Dele buscamos a graça e o poder para em tudo apenas a Ele sermos agradáveis e fiéis.