Hoje, somos uma colcha de retalhos. Somos divididos. A Igreja, Corpo de Cristo, nestes dias, é a soma de membros partidos, é a tentativa de soma das divisões desse Corpo. A Igreja é a adição da ilimitada divisão do povo de Deus. Diante da contemplação desse quadro divisionista, frustrante, Jesus orou pela unidade da Igreja ao Pai celestial.

Eis algumas considerações:

1) Jesus orou pela unidade da Igreja por saber que a Igreja entraria em crise geral de divisão. É tão louco esse processo divisionista, que se diz que nos dividimos para crescer. Há possibilidade de haver nesse processo de divisão um demônio poderoso para incrementar, ativar e elevar ao máximo o sistema divisionista do denominacionalismo. Amados, com oração, amarremos esse espírito de divisão e já é bem tarde!

2) Jesus orou pela unidade da Igreja, mostrando seu interesse pela unidade e mostrando que os céus e não a terra é que são a fonte unificadora. Daí, as palavras de Jesus entrarem no coração do Pai não em forma de discurso, mas de oração. O Senhor orou não só pelos Seus discípulos daqueles dias, mas por todos de todo sempre (Jo. 17.20).

3) Jesus orou pela unidade da Igreja, porque a unidade do povo de Deus é algo insondável ao coração do homem. O evangelho de João 17.21 mostra que Jesus orou para que todos nós sejamos “um” entre nós, para que possamos ser um em o Pai e o Filho e essa unidade pretendida para nós é ilustrada na perfeita unidade constituída do Pai no Filho e deste no Pai. A unidade da Igreja é um mistério desafiante e desejável.

4) Jesus orou pela unidade da Igreja, para que os discípulos pudessem participar do estado de glória resultante da dádiva dessa glória pelo Cristo glorificado pelo Pai (Jo. 17.22). A glória recebida por Cristo do Pai é um estado de glorificação. João 17.5 nos informa do pleno estado da comunhão unitária gloriosa na eterna pré-encarnação. A glória de Cristo repousa na sua unidade com o Pai. A nossa glória está na união com Cristo, com o Pai, sob o repousar sobre nós do “Espírito da glória e de Deus” (I Pe. 4.14). A unidade da Igreja é o testemunho de que vivemos, pela graça, pela verdade, pelo amor de Deus. Cristo nos deu esse glorioso estado de glória. Vamos agarrá-lo. Já vai chegando o dia desta unidade. Amém.

5) Jesus orou pela unidade da Igreja, mas essa unidade deve passar pelo cumprimento, por parte da Igreja, do programa de Cristo tal como está em Efésios 4.4-6, em que se encontram 7 fatores da unidade: UM corpo; UM Espírito; UMA vocação; UM Senhor; UMA fé; UM batismo; UM Deus e além disso, a Igreja deve observar que o programa de Cristo para a Igreja, é que essa Igreja (universal) seja expressada na realidade do mundo através do princípio ou da base da localidade, isto é, segundo o Novo Testamento, as Igrejas eram só locais, tais como, Igreja em Jerusalém, Igreja em Corinto, Igreja em Antioquia, Igreja em Éfeso e, assim por diante. Então, como o Novo Testamento é a nossa regra de fé e prática, hoje deveríamos ter, apenas, Igreja em Mimoso do Sul, Igreja em Linhares, Igreja em São Mateus, etc. Quer dizer, cada localidade terá a sua própria e única igreja. Talvez, seja difícil entender, porém, mais difícil é fazer o que Cristo não mandou e deixar de fazer o que Ele mandou. Pense…

6) Jesus orou pela unidade da Igreja e por que orou? Diz Jo. 17.21, “para que o mundo creia que tu me enviaste”. Jesus está mostrando que nosso divisionismo denominacional é um entrave ao evangelismo total, global. Numa hipótese: Sendo denominações, divididos, ganhamos 100 vidas. Mas, deixamos de ganhar 1000 pessoas para o Reino de Deus, por não sermos Igreja sem o divisionismo denominacional enfraquecedor.

7) Por fim, Jesus orou pela Unidade da Igreja e é bom que entendamos que Jesus orou para que sejamos “aperfeiçoados na unidade”. A unidade pela qual Jesus orou não será alcançada, se não nos aperfeiçoarmos nela (Jo. 17.23). Não nos descansemos com o mero grito vazio de um ecumenismo oco. Acabemos, tiremos de dentro de nós, do coração, o papalismo, o negocismo, o simonismo, o oligarquismo, o plutocracismo, o humanismo da centralidade do homem, o egocentrismo, e estabeleçamos, lá no trono do nosso coração, o Reino de Deus por Cristo na operação do Espírito Santo segundo ordenam as Escrituras Sagradas e veremos como a oração de Jesus será atendida por Deus Pai e surgirá, destes escombros denominacionais, a unidade tão querida do coração do Senhor Jesus. Aí, o Reino de Deus encherá a terra de glória como as águas enchem os mares e os oceanos.

Que bênção será o dia em que se disser: Jesus venceu. A unidade chegou. A Igreja, una no universo, é agora única na localidade. As almas se renderão. O mundo crerá. Jesus triunfou.
Jesus orou pela unidade da Igreja.
Amados irmãos, oremos também por essa unidade. Amém.

Waltir Pereira da Silva

Vocabulário:
Entrave – Travão, peia, obstáculo, estorvo.
Simonia – Tráfico criminoso de coisas santas ou espirituais, como dignidades, benefícios eclesiásticos etc.
Plutocracia – Poder, influência da riqueza e do dinheiro etc.
Oligarquia – Governo de poucas pessoas; predomínio de uma facção ou grupo na direção dos negócios públicos.
Egocentrismo – Propensão que uma pessoa demonstra para referir tudo a si próprio, considerando-se sempre figura central.